domingo, 12 de abril de 2009

Policias sofrem censura por manifestações em blogs



Se um dos motivos da proliferação dos blogs feitos por policiais foi a possibilidade de ter liberdade de expressão, a experiência mostrou que, no caso deles, até na internet há censura. Policiais que se aventuram a manifestar suas insatisfações e críticas a comandantes na "Blogosfera Policial", além de manifestações políticas, convivem com a possibilidade de sanções que vão de repreensões a até prisões. Não há, oficialmente, nenhuma regra no regimento policial militar que proíba o agente de segurança de manter um diário virtual na internet. Como qualquer cidadão, ele tem direito a se expressar livremente. Agora, quando se identifica como PM, está sujeito às punições previstas em regimento da corporação. Leia mais...

Fonte: G1

2 comenta aí, amizade!:

Blog de um Brasileiro disse...

Sem querer ser chato, não acho certo a manifestação citando nomes de superiores e etc. Instituições militares tem, obviamente, que manter a regra do hierarquia e disciplina.
Entretanto, utilizar da internet para reclamações relevantes para sociedade, e também para a classe de policiais, é justa. Lógico que sem citar nomes. Sendo contextual.

Fabiano Barreto disse...

Concordo com a não citação, quando os militares desempenham seus papéis a serviço de finalidades, exclusivamente, relacionadas à segurança pública.

Infelizmente, é comum (digo, comum, e não normal) a "mistura" do papel do estado com interesses políticos, no interior das corporações militares. E, num "estado de direito" (pretensamente) democrático os interesses politicos são (ao menos, em tese) representantes dos interesses da sociedade. Portanto, ligados à atividade civil. Posto isso, tornam-se potencial objeto de exame e manifestação crítica por parte de qualquer cidadão, seja ele integrante de colunas militares ou não.

Penso que, na verdade, esse tipo de ocorrência, qual seja a manifestação dos agentes policiais através do ciberespaço, serve para nos mostrar as entranhas da instituição, possibilitando uma percepção mais profunda da mesma.

Grande colaboração!

Muito obrigado!